VINÍCOLA DEL NONO TOMASI & TOMIO

As Famílias Tomasi & Tomio são descendentes de italianos oriundos da província de Trento Itália. Assim como, muitas outras famílias italianas, deram origem a colonização e fundação da cidade de Nova Trento em Santa Catarina. As duas famílias Tomasi & Tomio, com base na tradição familiar e cultural de descendentes italianos “bisavôs e avos” deram início a elaboração de vinhos, coloniais. A produção feita na época era apenas para o consumo de familiares e momentos festivos, até este momento não se pensava em comercialização dos vinhos. O tempo passou as novas gerações das famílias surgiram e a arte de produzir os vinhos continuou. Foi a partir do ano 2000 que as Famílias se uniram e começaram a produção visando a comercialização dos vinhos. Jocemir Inácio Tomasi e Sonia Tomio, foram os principais responsáveis por tomar a frente e buscar uma nova direção a tradição familiar, fundaram assim uma pequena vinícola. Iniciaram em Nova Trento com ajuda de alguns familiares. O nome das Marcas hoje de mercado “VINHOS NONO TOMASI” e a Marca “VINHOS TOMIO”, se deram pelos sobrenomes das famílias em homenagem aos nonos que tem o mesmo significado que avôs.
Com o passar do tempo, criaram novos caminhos e buscaram um outro lugar pensando em uma instalação maior e de mais fácil acesso, tanto para produção quanto para comercialização, foi ai que optaram pela instalação e Itajaí. 
A empresa hoje com 19 anos no mercado produz na faixa de 2 milhões e quinhentos mil litros de vinhos anual, 90% da produção é de vinho de mesa tinto bordô, da variedade de uvas americana, com boa aceitação no mercado brasileiro. Os outros 10% são de outras uvas “Niágara e outras viníferas para vinhos finos”. A produção de suco de uva integral anual está na faixa de 500 mil litros e também tem boa aceitação no mercado. As famílias Tomasi & Tomio buscam aprimorar e inovar de forma constante as técnicas de produção e qualidade, dos vinhos e sucos elaborados.As Famílias Tomasi & Tomio são descendentes de italianos oriundos da província de Trento Itália. Assim como, muitas outras famílias italianas, deram origem a colonização e fundação da cidade de Nova Trento em Santa Catarina. As duas famílias Tomasi & Tomio, com base na tradição familiar e cultural de descendentes italianos “bisavôs e avos” deram início a elaboração de vinhos, coloniais. A produção feita na época era apenas para o consumo de familiares e momentos festivos, até este momento não se pensava em comercialização dos vinhos. O tempo passou as novas gerações das famílias surgiram e a arte de produzir os vinhos continuou. Foi a partir do ano 2000 que as Famílias se uniram e começaram a produção visando a comercialização dos vinhos. Jocemir Inácio Tomasi e Sonia Tomio, foram os principais responsáveis por tomar a frente e buscar uma nova direção a tradição familiar, fundaram assim uma pequena vinícola. Iniciaram em Nova Trento com ajuda de alguns familiares. O nome das Marcas hoje de mercado “VINHOS NONO TOMASI” e a Marca “VINHOS TOMIO”, se deram pelos sobrenomes das famílias em homenagem aos nonos que tem o mesmo significado que avôs.
Com o passar do tempo, criaram novos caminhos e buscaram um outro lugar pensando em uma instalação maior e de mais fácil acesso, tanto para produção quanto para comercialização, foi ai que optaram pela instalação e Itajaí. 
A empresa hoje com 19 anos no mercado produz na faixa de 2 milhões e quinhentos mil litros de vinhos anual, 90% da produção é de vinho de mesa tinto bordô, da variedade de uvas americana, com boa aceitação no mercado brasileiro. Os outros 10% são de outras uvas “Niágara e outras viníferas para vinhos finos”. A produção de suco de uva integral anual está na faixa de 500 mil litros e também tem boa aceitação no mercado. As famílias Tomasi & Tomio buscam aprimorar e inovar de forma constante as técnicas de produção e qualidade, dos vinhos e sucos elaborados.